Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Rock católico é hipócrita?

Olá…

img_agendaEssa semana conversei com uns amigos da faculdade sobre músicas (tanto melodias como quem as canta), e quando me perguntaram que banda tem mais musicas no meu mp3 Player, e eu respondi que tinha mais musicas do Rosa de Saron. Um deles, indignado, falou: ”Por que você escuta isso? É como dizer que não gosta de praia, e morar de frente pro mar… Hipocrisia pura.” . Perguntei porquê ele não gosta das músicas, mas sempre com a resposta de que é hipócrita demais.

Depois fiquei pensando se isso tinha fundamento (isso ficou na minha mente a semana toda…), porque quando lembramos de musica católica, muitos lembram que são músicas que não tem um apelo grande a ritmos mais “pop”, ou sempre são musicas que exaltam sem ser vulgares ou “góticos”. Isso me remontou  a minha formação de guitarrista (eu não sou nenhum profissional ou um Slash da vida, mas eu levo um Rock pesado ou umas baladas que animam qualquer luau…), em que comecei na tocar em bandas da igreja, mas usando músicas alegres, ritmadas, e algumas com uma aparência bem rock mesmo.

showdodjleo_electrocristo_f04481 Aí uma amiga (uma grande amiga, por sinal…) há uns anos me apresentou a Banda Rosa de Saron. Quando escutei, me espantei: “E pode cantar musica católica em rock pesado?”. Falo a vocês que existe dance music (aqueles mesmos que você escuta na rave ou balada) utilizando musicas católicas (achei MUITO bom, você com certeza não fica parado escutando eles, procurem por ELECTROCRISTO), axé, heavy metal, reggae, e um pop que parece aqueles feitos por americanos, lógico tirando o trabalho musical feito por padres (Pe. Zezinho, Marcelo Rossi, Fábio de Melo…), e de grupos chamados “pop católico” (Anjos de Resgate, por exemplo).

Enfim quando descobri esse “mundo novo”, a primeira vista achei meio estranho, pois gêneros ditos “do mundo” contrastavam com a minha visão do que é ser católico… Mas aprendi que a música (a melodia, o que você escuta que não é a voz) pra mim é pura. O que desvirtua ela, ou a coloca em um caminho ou tendência é quem a canta ou a musica que o acompanha. O fato de muitos verem isso como estranho é a própria forma de que a melodia ou ritmo é divulgada (o que deixa ela limitada pela fama dela, sem possibilidade de novas tentativas ou inovações), sem ver o trabalho ou a verdadeira mensagem do que é colocada nela…

Rosa de Saron -simpsons …(ai entra a parte “hipócrita” do meu amigo sobre as músicas do Rosa de Saron, em que há uma mensagem indireta direcionada a Deus, mas que muitos não vêem, achando que são músicas românticas ou rock sem sentido… Ai vejo quanta gente vai ao show deles, mas pensam que é um show qualquer, não um show católico, que é BEM diferente… Mas ainda bem que é isso que os integrantes da banda querem, porque importante pra eles é o trabalho de conversão, e de que adianta tentar converter se não tem alguém que deve ser convertido?)…

que muitas vezes é preconceituada, sem um conhecimento profundo do trabalho (que apesar das dificuldades, é muito bem feito) de um artista.

Leitores, fica a dica: Antes de opinar, conheça!!!

Espero que tenham gostado!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Acho que tem muito haver com sentimento, eles sentem isso, e mostram pro publico seus sentimentos da forma que mais combinam com eles.
    ;D

    http://cremedentalnavagina.blogspot.com/
    Pop it up.

    ResponderExcluir
  2. po seu blog eh bem manero! acho q musica seja ela d qual ritmo for, tem q ter sentido e sentimento! o resto eh detalhe!

    po to seguindo o blog! gostei msm! ahh visita o meu e comenta se gostar neh :) (http://rafoguense10.bloggeiros.com)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários BezziFierce, concordo com o que você falou, mas muitos dos que vão lá não têm essa visão deles... Que blog teu e esse hein? Mas gostei, tô seguindo...

    Rafael, obrigado pelo comentário, gostei muito do seu blog,pena que não pude seguir de volta mas mesmo assim parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei seu blog, também amo ouvir o rosa de saron ! beijos dani coelho

    ResponderExcluir